terça-feira, 8 de novembro de 2022

Ômicron BQ.1: nova subvariante da covid provoca primeira morte em SP


 

Nesta terça-feira (8), foi confirmada a primeira morte desencadeada pela nova subvariante Ômicron BQ.1 na cidade de São Paulo. A paciente que foi ao óbito em decorrência da covid-19 tinha 72 anos e apresentava comorbidades, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

No momento, a capital de São Paulo já registra dois casos oficias da Ômicron BQ.1, sendo um deles o da paciente que foi a óbito pela nova subvariante. Além deste, há o caso confirmado de um homem, de 61 anos, que está estável e permanece em isolamento domiciliar.

Sobre a primeira morte por Ômicron BQ.1 em São Paulo

Segundo a Secretária Estadual de Saúde, a paciente com a Ômicron BQ.1 foi atendida no Hospital São Paulo no dia 10 de outubro. Neste primeiro momento, a mulher já estava acamada devido a úlceras infectadas e sofria com problemas no coração. Passados 7 dias, ela faleceu em decorrência da covid-19.

As amostras do vírus que infectou a mulher de 72 anos foram coletadas e, em seguida, analisadas em laboratório. A avaliação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que a mulher estava infectada pela nova subvariante Ômicron BQ.1, descendente da BA.5

CanalTech

Nenhum comentário:

Postar um comentário