domingo, 14 de abril de 2024

Israel diz que interceptou mais de 200 drones e mísseis; Irã lançou ataque em retaliação



 Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que, na noite deste sábado (13), os militares israelenses já interceptaram mais de 200 artefatos nos céus do país, entre drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro.

O ataque massivo contra o território israelense iniciou-se com um disparo de drones do Irã no final da tarde deste sábado. Após a ofensiva, o grupo radical islâmico Hezbollah afirmou que lançou foguetes contra um quartel-general das Forças de Defesa de Israel na região das Colinas de Golã.

Após a ofensiva, o ministro de Defesa do Irã, o general Mohammad Reza Ashtiani, disse que qualquer país que abrisse seu espaço aéreo para que os israelenses pudessem retaliar os iranianos receberia uma “resposta forte”, informou uma agência de notícias estatal local.

Países da região expressaram preocupação com a situação, como o Egito – “perigosa escalada” – e a Arábia Saudita – “consequências terríveis” caso não se previna o “agravamento” da questão -, além da ONU – “perigo muito real de uma escalada devastadora”, disse o secretário-geral António Guterres.

CNN Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário