sábado, 18 de setembro de 2021

Maduro viaja ao México para cúpula da Celac



 O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, viajou ao México para participar neste sábado (18) da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), anunciou a chancelaria mexicana na sexta-feira.

Maduro foi recebido no aeroporto da Cidade do México pelo ministro do Exterior, Marcelo Ebrard, informou a chancelaria mexicana no Twitter.

O presidente chegou ao país "para sua participação na VI Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac que acontece amanhã (sábado) no Palácio Naiconal", disse a chancelaria.

"Pousando no México! (...) Viemos com a verdade da Venezuela, Bolívar, Chávez e dos Libertadores. A União está acima das diferenças. Pela união tudo, sem ela nada!", tuitou o presidente venezuelano.

Em março de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou o presidente venezuelano de crimes como "narcoterrorismo", narcotráfico e porte de armas, entre outros, e ofereceu 15 milhões de dólares pela sua captura. Desde então, Maduro, que costumava viajar para Cuba, sua aliada política, ou para países do Caribe, tem evitado deixar a Venezuela.

A viagem ao México é a primeira de caráter oficial desde que o presidente venezuelano foi acusado pela Justiça dos Estados Unidos.

Veículos da imprensa local e as redes sociais mencionam a possibilidade de Maduro ser detido fora de seu país.

A inadvertida chegada de Maduro ao México gerou dúvidas sobre sua intenção de comparecer também à Assembleia Nacional da ONU, que se reúne a partir da próxima terça-feira (21) em Nova York.

"Neste ano vamos a Nova York, não é? O discurso na ONU (...). Preparados, vamos por terra, mar ou ar. Chegaremos lá", disse o presidente venezuelano no mês passado.

Maduro não comparece ao encontro máximo da diplomacia mundial desde 2018. Até o momento, não existe nenhuma confirmação oficial de sua presença.

- Aproximação -

A confirmação da participação de Maduro na Celac aconteceu a poucas horas da reunião entre os chefes de Estado e de governo, chanceleres e enviados dos 33 países que compõem o órgão..

Leia a mais em Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário