domingo, 1 de janeiro de 2023

Funeral do Papa Bento XVI está marcado para 5 de janeiro


 

O Papa Bento XVI morreu neste sábado (31) aos 95 anos, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. O Papa Francisco presidirá o funeral do seu antecessor, que está marcado para ocorrer em 5 de janeiro. O porta-voz afirma que o desejo do papa emérito é de que a cerimônia seja realizada com a "maior simplicidade".

Essa é a primeira vez na história da Igreja Católica, que um papa irá enterrar outro. De acordo com informações do G1, o corpo de Bento XVI ficará exposto a partir desta segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro para que os fiéis possam se despedir.

Especialistas em assuntos religiosos ouvidos pelo G1, afirmam que não existe um protocolo específico para a morte de um papa emérito, por isso o seu funeral deve ser semelhante ao de um papa que está ativo. As principais diferenças na cerimônia é que não terá o "assento vago"ou a convocação de um conclave.

Veja o se sabe sobre o funeral até o momento

Até o momento, poucos detalhes da cerimônia foram divulgados. A partir desta segunda-feira (2), o corpo do pontífice será velado sobre uma sóbria tapeçaria, com paramentos litúrgicos, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Segundo as regras da Igreja Católica, o funeral de um papa deve ocorrer entre 4 e 6 dias após a sua morte. A cerimônia já tem data marcada para o dia 5, na Praça de São Pedro.

Horas antes de ser enterrado, Bento XVI será colocado em um caixão que será coberto por outros dois; um exterior, que é feito de madeira de olmo; o do meio, de chumbo; e o interior, que é feito de madeira cipreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário